A ansiedade é uma emoção normal que todos nós experimentamos em algum momento. Na verdade, ao contrário do que muita gente pensa, a ansiedade não é algo ruim, ela é um mecanismo de adaptação que possuímos e que nos ajuda a antecipar situações de perigo e tomar providências antecipatórias, evitando assim alguns problemas. Por exemplo, imagine que esteja dirigindo em uma rodovia de mão dupla e percebe que de longe um veículo em sentido contrário vem fazendo uma ultrapassagem perigosa e que pode colocar a sua vida em risco, a ansiedade permitirá que você se mobilize de forma a minimizar os riscos de sofrer um acidente. Contudo, em alguns momentos a ansiedade pode parar de funcionar de maneira adaptativa e começar a funcionar como se estivéssemos sempre na eminência de algum risco. Nesses casos, quando deixa de ser adaptativa, considerando a ansiedade como um transtorno mental.
A ansiedade enquanto transtorno mental é um problema de saúde pública que vem aumentando em proporção em todo o mundo. Atualmente estima-se que 3,6% da população mundial (segundo a OMS) sofram de ansiedade. No Brasil a situação é ainda mais grave, pois estima-se que mais de 9% da população brasileira seja acometida por este problema. A ansiedade pode ser descrita como uma sensação de medo ou preocupação intensa que pode ser desencadeada por uma variedade de fatores, incluindo estresse, trauma, eventos traumáticos, desequilíbrios químicos no cérebro e outros fatores. Alguns dos sintomas mais comuns da ansiedade incluem:
– Preocupação constante
– Medo ou pânico
– Sensação de perigo iminente
– Dificuldade em relaxar
– Insônia
– Alterações no padrão alimentar (comer de forma compulsiva, especialmente dês e alimentos gordurosos; mas também pode ocorrer perda significativa do apetite)
– Problemas de concentração
– Dificuldade para lidar com os pensamentos ou emoções
A ansiedade pode ser debilitante e limitar a vida de uma pessoa, mas felizmente é possível encontrar tratamento adequado para esta condição.
Como tratar a ansiedade?
Apesar de ser um problema mental, a ansiedade pode afetar a pessoa de diversas formas, sendo assim, um bom tratamento para ansiedade, especialmente para os casos mais graves pode envolver um trabalho multidisciplinar.
1. Psicoterapia
O acompanhamento psicológico é uma parte fundamental neste processo, pois se a pessoa desenvolveu um transtorno de ansiedade significa que existe algo na sua forma de lidar com as situações que não está funcionando bem e precisa ser repensado, porquanto que, mesmo que muito comumente as pessoas consigam melhorar os sintomas ansiosos com outras alternativas, se não reorganizar os aspectos ansiogênicos do seu funcionamento, muito provavelmente voltará a sofrer com ansiedade.
2. Medicamentos
Existem vários tipos de medicamentos que podem ser úteis no tratamento da ansiedade, incluindo antidepressivos, ansiolíticos e betabloqueadores. Contudo, a escolha do medicamento apropriado deve ser feita por um médico que fará a escolha da medicação levando em consideração diversos fatores, incluindo os aspectos individuais do paciente.
3. Mudanças no estilo de vida
Fazer mudanças no estilo de vida também pode ajudar a gerenciar a ansiedade. Isso pode incluir coisas como exercício físico regular, meditação, técnicas de respiração, redução do consumo de cafeína e álcool e estabelecimento de uma rotina de sono saudável.
4. Apoio social
Ter uma rede de apoio costuma ser muito importante para pessoas que sofrem de ansiedade. Ter amigos e familiares com quem conversar e compartilhar seus sentimentos pode ajudar a reduzir o isolamento e a angústia de lidar com este problema.
Conclusão
A ansiedade é um problema comum, mas tratável. Se você está sofrendo de ansiedade, é importante procurar ajuda de um profissional de saúde mental. Existem muitas opções de tratamento disponíveis e um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a encontrar o tratamento certo para você. Lembre-se de que, em alguns casos, a recuperação pode ser um processo longo e desafiador, mas a busca por ajuda e o engajamento em um tratamento adequado pode levar a uma vida mais equilibrada e satisfatória. Com o apoio adequado, é possível superar essas emoções e desenvolver novas formas de lidar com os desafios da vida. A busca pela saúde mental é um processo contínuo e valioso para a sua qualidade de vida.
Clayton Peixoto